Mozahir Salomão Bruck2
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Resumo
Este artigo apresenta reflexão sobre como a realização da Copa do Mundo no Brasil, em
1950, parece ter se estabelecido como um marco para a midiatização eletrônica do futebol
no País. Pode-se afirmar que o futebol, no Brasil, a partir da Copa de 1950, transformou-se
de evento essencialmente social em evento midiático, na perspectiva de Elihu Katz (1993).
Teria sido, assim, a Copa do Mundo um marco importante da midiatização eletrônica e
massiva do futebol. Afinal, pela primeira vez um evento em terras brasileiras agendava a
atenção nacional e internacional. Além disso, o desejo de acompanhar de perto todos os
passos da seleção brasileira (deslocamentos, treinos, detalhes da preparação etc.) e os jogos
e curiosidades das outras doze seleções participantes da Copa fizeram com que o País se
ligasse ainda mais ao rádio.
Palavras-chave:
rádio; copa de 1950; transmissões esportivas; acontecimentos midiáticos
Clique AQUI para conferir a íntegra do artigo