Dois anos antes
●Foi no ano de 1928 que o então presidente da FIFA, o francês Jules Rimet, propôs no Congresso de Amsterdã, criar o primeiro campeonato mundial que aconteceu dois anos depois, em 1930, no Uruguai tendo como primeiro campeão mundial o próprio Uruguai.
O time dos cariocas
●Em 1930, a Seleção Brasileira era composta de jogadores cariocas. Apenas um paulista, Araken Patuska, embarcou para o Uruguai.
Em 1930, o primeiro gol
●O primeiro gol do Brasil na história da Copa foi contra a Iuguslávia, marcado pelo jogador João Coelho Neto, também conhecido pelo apelido de Preguinho.
Líder
●O jogador José Leandro Andrade, craque do Uruguai, ficou conhecido como “Maravilha Negra”.
Dificuldades
●Em 1930, os jogadores brasileiros sofreram durante a viagem de navio até o Uruguai. Sem contar, que o frio de Montevidéu dificultou os treinos da Seleção. O resultado é que o Brasil estreou muito mal na Copa.
●O francês Jules Rimet nem imaginava a dimensão que iria adquirir seu sonho
O primeiro Mundial
O Uruguai, campeão olímpico de 1924 e 1928, sediou o primeiro Campeonato Mundial e também foi o primeiro campeão da competição que se tornaria a mais importante do mundo.
O mundo sofria as consequências da depressão econômica de 1929 e também por causa da Primeira Guerra. No total, 13 equipes disputaram o primeiro título mundial: Brasil, Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Estados Unidos e somente quatro países europeus, França, Bélgica,
Iuguslávia e Romênia. A final entre Uruguai e Argentina foi no Estádio Centenário, em Montevidéu. No segundo tempo, o Uruguai virou o jogo e venceu a Argentina pelo placar de 4 a 2. Ao longo das Copas jpa realizadas, algumas regras foram modificadas.
Por exemplo, no Mundial de 30, o Théopot, o goleiro da França sofre contusão num jogo contra o México; sem permissão para substituições, o meio campista Chantel foi para o gol.
O primeiro gol dos mundiais saiu das pernas de Lucien Laurent, num jogo entre França 4 x 1 México. Já o primeiro gol brasileiro quem fez foi Preguinho, um jogador do Fluminense e deu a vitória para o Brasil contra a Iugoslávia.
O uruguaio Leandro Andrade entrou para a história esportiva de seu país como sendo o primeiro negro campeão olímpico de 1024 e 1928; e depois campeão mundial em 1930.
Os Números da Copa
Data: 13 de julho a 30 de julho
Países Participantes: 13
Participantes nas eliminatórias: Não houve eliminatórias
Total de jogos: 18
Total de público: 434.500 espectadores
Média de público: 24.139 espectadores por jogo
Total de gols: 70
Média de gols: 3,89 por partida
Os campeões:
1º Uruguai
2º Argentina
3º EUA
4º Iugoslávia
A GRANDE FINAL:
URUGUAI 4 X 2 ARGENTINA
O Brasil na Copa: 6º colocado
14/07/30 – Brasil 1 x 2 Iogoslávia (Preguinho)
22/07/30 – Brasil 4 x 0 Bolívia (Preguinho-2) e (Moderato-2)
Artilheiros:
8 gols: Stabile (Argentina)
5 gols: Cea (Uruguai)
4 gols: Subiabre (Chile)
3 gols: Bek (Iugoslávia), Peucelle (Argentina), Preguinho (Brasil), Anselmo (Uruguai), Patenaude (Estados Unidos)
2 gols: Monti e Varallo (Argentina). Moderato (Brasil), Staucin (Romênia), Castro Dorado e Iriarte (Uruguai), Maschinot (França)
1 gol: Florie e Brown (EstadosUnidos, Laurent e Langlier (França), Carreño (México), F. Rosas, López e M. Rosas (México), Tirmanic e Maraniovic (Iugoslávia). Souza (Peru). Barbu (Romênia), Vidal (Chile), Zumelzu, Evaristo e Scapelli (Argentina), Pena (Paraguai), Scarone (Uruguai), Seculic (Iugoslávia)