Registro do Evento
Demonstra capacidade de organização
Usado para promover o evento
Assegura a memória de eventos contínuo
Portfólio da empresa de eventos
Usado na avaliação
Tipos de Colaboradores
Remunerados- emprego de curto prazo; necessidade de seleção e contratação de funcionários; treinamento e descarte
Voluntários- recrutamento, controle de qualidade, treinamento e motivação.
Avaliação do pré-evento
Etapa da pesquisa e do planejamento, chamada estudo de viabilidade
Estabelece metas ou padrões para medir o sucesso.
Coleta de dados
Toda oportunidade deve ser utilizada.
Preenchimento de formulários
Dados via ingresso
Em caso de entrada franca – estimativas de organizações especializadas.
O processo de planejamento do evento
1- Conceito ou intenção do departamento de eventos fazer a oferta.
2- Estudo da viabilidade – relação custo-benefício do evento; recursos requeridos pelo evento.
3- Decisão de prosseguir ou parar.
4- Planejamento e implementação- análise situacional; fixação do objetivo; avaliação e escolha de estratégia; desenvolvimento de planos operacionais em áreas como financiamento, RH, MKT, organização
5- O evento- refinamento e resolução de problemas
6- Finalização
7- Avaliação e feedback
O processo de planejamento estratégico para eventos
Propósito/Missão/Visão
Estabelecimentos de metas e objetivos
Análise da situação
Identificação de estratégias alternativas
Avaliação e seleção de estratégia
Desenvolvimento de planos operacionais e seus sistemas de controle correspondentes
Avaliação do evento e feedback
A captação
Pode ocorrer durante o evento da categoria antecede aquele que se pretende captar.
Ocorre da mesma forma independente do tipo de evento.
Em eventos mundiais, a antecedência costuma ser de, no mínimo, três anos. Em eventos panamericanos e latino americanos, a antecedência é menor.
Em alguns casos, a equipe do conventinos vistores bureau acompanha a captação.
Uso de recursos audiovisuais são fundamentais na apresentação aos parceiros,
A apresentação exige muito empenho e esforço dos envolvidos na captação. Caso ocorra a perda de captação para a data pretendida. é recomendável manter a candidatura para a próxima data em aberto.
Pós captação
Após captação do evento, conventions e entidade nacional informam a prestadores de serviço interessados em patrocinar o evento sobre o sucesso na captação.
A partir daí a organização do evento e entidade promotora contrata a empresa organizadora de eventos.